Como fazer um FLEXAGONO em origami



Oi, oi!
Hoje eu vou postar um vídeo ensinando a fazer um joguinho em origami que se chama flexagono.
Os flexágonos foram descobertos por Arthur H. Stone em 1939 e ficaram conhecidos com a publicação de artigos de passatempos matemáticos publicados por Martin Gardner na revista "Scientific American".
Este vídeo apresenta conceitos de geometría e matemática (topología- estudo das superficies) e foram introduzidos de forma muito simples e fácil de entender.
Eu o gravei para apresentar no "4° Encontro em homenagem ao Gênio de Marthin Gardner" que aconteceu em Buenos Aires, Argentina em 2013.
Gravei sem áudio porque a ideia foi explicar as imagens no momento da minha apresentação neste encontro. Mas para que o vídeo seja mais útil e interessante aos usuários do YouTube, eu coloquei algumas anotações em espanhol e uma música de fundo.
Para imprimir os desenhos de diferentes flexagonos visite minha pagina web em espanhol:
www.luciadacosta.es.tl/Flexagonos.htm
Qual a utilidade deste passatempo? Você pode criar as caras desde joguinho e usar uma delas para fazer um convite, a outra com a foto do aniversariante e outra cara para colocar o endereço do lugar da festa.
Também pode colocar a sua foto, a foto do seu namorado e depois uma foto divertida de você dois na cara oculta do FLEXAGONO.
Se você ainda é estudante, pode passar um bilhetinho com um texto oculto e se o professor agarrar você em flagrante, provavelmente nem vai saber como dar a volta no FLEXAGONO para ler o que está escrito... Mas não usa isso na hora da prova porque eu vou ficar "mal na fita" e certamente o professor tem autoridade para desarmar o seu joguinho ou interceptar e destruir mensagens inadequadas ao momento.
Como professor de artes, matemática ou geometría, você pode usar o FLEXAGONO para ensinar vários conceitos que de outra forma seriam tediosos para transmitir.
Alguma outra idéia? Escreve ai nos comentários abaixo.
Boas dobras!
Lúcia

2 comentários:

Anônimo disse...

Lucia!!
Que saudades!
Estive sumida...muita coisa acontecendo e nem sempre sobra tempo para o Origami! Uma pena...mas agora estou voltando!!!
Muito criativo esse jogo e seu video esta maravilhoso!!!!
Estou fazendo, neste exato momento, o Conejo Contenedor!!! Ficou lindo!
Desejo um ano (mesmo atrasadíssima!) maravilhoso, cheio de vida, alegria e criatividade!!!!!!!
Vou te mandar um email!
beijos e saudades!
Aline - Curitiba

Anônimo disse...

Lindo, Lindo, Lindo!!!!!
Que tamanho de papel usou para fazer o anel de Compostela?
Adorei! Ficou a cara do Natal! Este ano terei " pinheirinho" diferente!!!!!
Beijos!
Aline - Curitiba