Vaso plissado ou porta vela

Este post é para os origamistas que estão sempre buscando novidades!
Também está dedicado às amigas origamistas que viram o post no blog da Cristiane Oliveira (http://cristianeorigamis.blogspot.com/2011/02/vaso-de-origami.html e querem aprender a fazer esta figura de origami.
Este vaso eu vi em uma foto na página da Veronica Jamkojian de São Paulo e me deslumbrei! (http://www.veronicaorigami.com.br/index.php). Ela faz muitas figuras como esta mesma técnica de plissado de papel e eu estive provando.
Veja como fazer este vaso:

1) Cortar uma cartulina e usar um terço (ficou mais ou menos de 65cmx 35cm). Mas quanto mais largo melhor porque fica bem pregueado (maior que 65cm). Nestas fotos usei cartulina Muresco dupla face.

2) Fazer um leque: dobrar pela metade (na vertical, na parte mais estreita), depois pela metade e novamente pela metade até ficar da largura de dois dedos (3 cm). Desdobrar e voltar a dobrar para frente e para trás em zig-zag, formando um leque.

3) Abrir e dobrar na horizontal um pedaço do tamanho que será a parte de cima do vaso (mais ou menos 1/5, 1/4 ou 1/3 da altura do papel . Depende do tamanho que você quer a parte de cima). Manter esta parte dobrada e formar novamente o leque doblando para frente e para trás, em zig-zag.

4) Depois dobrar triângulos em cada ponta do plissado (na parte que está dupla). Com este tipo de dobra, a parte de cima vai formar um angulo reto em relação a parte de baixo (90º). Como nesta foto.
5) Abra o retângulo que você dobrou na horizontal (passo 3) . Remarque os quadradinhos somente na parte de baixo como um "V" (em montanha).

6) Nas dobras verticais, inverter as dobras: se de um lado a dobra estava em relevo (montanha) na parte de cima, na parte de baixo do vaso vai ficar em vale, ao contrário. Então vai formando uma letra "L" com o papel todo dobrado em zig-zag (90º).

7) Abrir a letra "L" e colar as extremidades para formar um cone.
8) Aplicações e idéias:

  •  você pode usar vela baixa que queima escorrendo para dentro.  
  • pode colocar doce, castanhas confeitadas ou coisas leves para decorar uma mesa de festa. Mas tem que fechar bem o centro da peça.
  • também pode usar como um vaso e colocar flores de papel. Se você usar as cores vermelho e verde, pode decorar assim a sua mesa de natal!
  •  nesta foto parece um coelho escondido.... Com esta gravatinha ficou mimoso! Dá para decorar despedidas de solteira ou festas temáticas como a páscoa! O que você acha?

Fiz um passo a passo. Vejam!



Beijos e boas dobras!
Tomara que você consiga fazer!
Lúcia
http://www.luciadacosta.es.tl/ (mais de 800 fotos de diferentes origamis)

8 comentários:

Isabella Kida disse...

HUuhauha muito fofo o do coelinho! Amei

bjs

Anônimo disse...

Lúcia!!!
PERFEITO!!!!!!
Melhor que isso...só ao vivo!!!!
E a propósito...se vem ao Brasil, por que não nos dar umas aulas???
ADORARÍAMOS!!
Obrigada pelo passo-a-passo e parabéns, mais uma vez, pela criatividade!!
Beijos!
Aline _ Curitiba

Cristiane Oliveira disse...

Olá Lucia, vou fazer outro mas caprichado agora. Bjs.

catia disse...

Eu ainda não consegui, mas vou continuar tentando...Lindos seus trabalhos! Parabéns!

DEUZAAA disse...

Fiz um tantão...veja no meu blog...
origami by deuzaaa

Anônimo disse...

Mas não tem fundu???
Que pena , mas está amoroso...!

Deinha disse...

Muito obrigada pelo esquema do vaso.Muito bacana a ideia do coelhinho. Parabéns pelo blog!

receitas da netlé disse...

Boa tarde Lúcia vc poderia mim dizer que papel usar para fazer este vaso plissado por favor muito obrigada acho lindo e quero fazer para o aniversario da minha filha de 15 anos.