Origami com cartão do metrô

Você já fez origami com os cartões do metrô ou com cartões de apresentação?
O papel é duro mas o origami fica ótimo!
Que tipo de origami fazer?
DICAS:
1) dê preferência para origamis modulares que tenham poucas dobras, para facilitar o seu trabalho.
2) o cartão tem formato retangular? Então procure por diagramas que sejam adequados para este formato de papel.
3) o bilhete do metrô é colorido? Cuide para que os cartões tenham uma aparência harmoniosa. Você pode separá-los por cor, por exemplo.

Aqui em Buenos Aires onde eu moro, os cartões do metrô vêm com propaganda e são super coloridos. Eu evito usar o passe eletrônico e compro o cartão de papel só para ter material para dobrar! Mesmo que eu não use os cartões, acabo colecionando o papel para dar para os amigos.
Nestes sites encontrei muitos diagramas e figuras de origami realizadas com cartão do metrô ou cartão de trabalho (buseness card). Vale a pena conferir!
http://www.spencerandbrown.com/mbb/origami/buscard/
http://www.origami-resource-center.com/business-card-cuboctahedron.html
Uma idéia? Que tal usar cartas de baralho para fazer este cubo ? A idéia é reciclar!
Veja aqui instruções para fazer algumas peças com este material.
Beijo grande
Lúcia
Flexicubo: você vai precisar de 8 cubos+8 conectores.
Para fazer os módulos do cubo, dobrar 12 cartões assim: Armar o cubo desta forma com somente 6 peças. Depois de montado, agregar a parte externa cubrindo as pontas que ficaram soltas e usar estas extremidades como encaixe para a "tampa" externa. A "asa"pequena do módulo vai ficar para baixo dele mesmo, encaixando nas pontas soltas do cubo. Para fazer um flexicubo, são necessários ao menos 8 cubos deste tipo.
Como conectar o flexicubo? Usar os próprios cartões pela metade e dobrar as pontas da mesma forma para poder encaixar. Coloque os conectores somente em alguns espaços, conforme indicado na foto. A foto mostra tres vistas da mesma peça, que é articulada e mostra diferentes faces. Para cada face você pode usar um conjunto de cores ou uma foto cortada em várias partes, para formar um quebra-cabeça.
Diamante ou octaedro:
Começar pelo lado esquerdo, colocando a ponta superior esquerda(A) sobre a lateral maior (FG). Enquanto esta ponta estiver dobrada, use como referência para baixar a ponta superior direita (C), formando o teto de uma casa. Abra. Faça o mesmo na parte de baixo do papel, para formar um "X" em cada canto. Marque uma linha que passe pelo centro da marca"X". Fazer 6 módulos e montar.

Cubo vazado: fazer 12 módulos como este. Unir ponta superior esquerda (A) , com ponta inferior direita(B) para marcar a linha inclinada do centro (DC). Abrir. Levar ponta direita inferior (B) até lado superior onde cruza com a linha inclinada do centro (C). Marcar e deixar dobrado. Dobrar a ponta superior direita sobre esta dobra. Fazer o mesmo do outro lado.



Agora que você já sabe o que fazer com os cartões do metrô, a sua "viagem" vai ficar mais interessanteLúcia

3 comentários:

Daniel Thomás disse...

muito boas dicas pena que na minha cidade ainda não tenha metrô.. ehhhee Abraços

GOSTO DE FAZER ARTE disse...

Olá Lúcia
Obg por tantos tutoriais e dicas.
Tudo de bom para ti.
Bjos
Mércia

Anônimo disse...

Olá Lucas,

Estou tentando fazer o flexicubo, mas nao consigo saber ao certo onde colocar os conectores. Você tem mais algum desenho, vídeo (tutorial) onde eu possa ver melhor?! Se sim me envie com uma certa urgencia para julianycamargo@hotmail.com
Obrigada
Juliany