Caixa Masu com divisória

Estas caixas são modelos muito tradicionais no origami. Estas eu fiz com papel quadrado e estampado usado para scrapbook. Coloquei fitas de organza para acompanhar e dar um charme. Gostou?
A origem do nome desta caixa é japones. A caixa Masu original era feita de madeira e servia para medir a quantidade de arroz que uma pessoa consumia por refeição. Inicialmente ela tinha 5 tamanhos, quer dizer que media a quantidade de arroz para 1, 2, 3, 4 ou 5 pessoas. Interessante, ne´? Hoje ela é usada no japão para tomar saquê.
Qual a medida original? Sei lá. Imagino que é grande porque os japoneses comem muito arroz, mas as vezes penso que pode ser pequena, porque os japoneses são tão magrinhos.... O que você acha?
Veja diagrama aqui:
http://www.origami-club.com/en/traditional/box1/index.htm

* Vídeo da base:
http://www.youtube.com/watch?v=gQJxC5za-EY

* Tampa:
http://www.youtube.com/watch?v=pznCYs1_Hd0&feature=channel

* Divisoria interna:
http://www.youtube.com/watch?v=ySpV3yAW1G8&feature=channel

Beijos
Lúcia
http://www.luciadacosta.es.tl/

3 comentários:

Isa disse...

Querida!!

Que lindas! Adoro fitas de organza, são minhas favoritas!!!

Bjinhos no ♥

Ateliê Tribo de Judá disse...

Olá amiga,
Vim te visitar e amei seu blog,amei messssssmoo ....são lindas suas peças....acho que vou me arriscar fazer alguma coisa.
Quando eu postar estarei colocando os devidos creditos....
Bom final de semana,te desejo muitos sorrisos e carinho de quem vc ama.
bjinhos no coração.
Joelma

Anônimo disse...

Há algum tempo tenho admirado e me aventurado a fazer alguma coisa em origami. As caixinhas são minha perdição, e estas, apesar de tradicionais , eu não havia encontrado tão lindas. Obrigada por disponibilizar suas fontes. Vou tentar!! Adorei seu blog, já adicionei como favorito e de agora em diante, visitarei constantemente. Abraços e obrigada novamente. Cátia